Clareamento Dental

Ao longo do tempo, nossos dentes escurecem pelo acúmulo de pigmentos no interior de sua estrutura. Essa pigmentação vem principalmente dos alimentos e bebidas, como, por exemplo, bebidas à base de cola, molhos de tomate, shoyu, beterraba, ketchup, entre outros. Traumas dentais também podem levar ao escurecimento dental. O clareamento consiste em aplicar uma substância nos dentes capaz de remover esses pigmentos de seu interior. O tratamento é seguro, não invasivo e, quando feito sob a supervisão de um dentista, não há evidências de danos para a estrutura dental.

Conheça mais detalhes de cada modalidade de clareamento a seguir.

Clareamento caseiro

O clareamento dental é uma técnica segura e eficaz para devolver a beleza ao sorriso em caso de pigmentação excessiva. Uma das alternativas para sua realização é a técnica caseira, realizada com moldeiras personalizadas. Embora seja realizado pelo paciente em casa, o tratamento tem a supervisão profissional durante todo o processo. É possível, também, aliar o clareamento caseiro ao clareamento em consultório para acelerar os resultados.

Quais as vantagens e desvantagens do clareamento dental caseiro?

Essa técnica tem menor custo, costuma causar menor sensibilidade dental e pode ser feita no conforto do lar do paciente. Como desvantagem, temos o maior tempo de tratamento para atingir o resultado esperado e a necessidade de disciplina por parte do paciente.

Como funciona o tratamento?

O dentista molda os arcos dentais do paciente e produz moldeiras transparentes e flexíveis que se adaptam perfeitamente a eles. Essas moldeiras são entregues ao paciente junto a seringas do gel clareador. Em geral, a substância de escolha é o gel de peróxido de carbamida 10% a 16%, que pode ser utilizado durante o sono do paciente. O tempo de tratamento vai depender da análise feita pelo profissional.

Clareamento em consultório

O clareamento dental pode ser realizado integralmente no consultório do dentista. Nessa modalidade de tratamento é aplicado um gel clareador com alta concentração aliado ou não a uma fonte de luz que acelera o procedimento.

Quais as vantagens e desvantagens do clareamento em consultório?

O clareamento em consultório apresenta resultados mais rápidos e tem acompanhamento direto do profissional, que observa a eficácia do tratamento e seus possíveis efeitos colaterais. Como desvantagens, temos o maior custo e maior sensibilidade devido ao gel altamente concentrado.

Como é realizado o tratamento?

O profissional irá realizar uma limpeza para remover qualquer resíduo de placa dental e o registro da cor inicial dos dentes. Em seguida é colocado um afastador para garantir que o gel não entre em contato com a mucosa bucal. Aplica-se uma barreira para proteção gengival e em seguida um gel de peróxido de carbamida 37%, que age de 40 a 60 minutos. O número de sessões necessárias será avaliado pelo dentista, variando de duas a quatro, em média, sendo uma por semana.

Clareamento interno ou walking bleach

É comum que dentes que passaram por tratamento de canal apresentem alteração de cor, causando desconforto estético ao paciente. Nesses casos é possível realizar a técnica de clareamento interno, ou walking bleach, que consiste em clarear o dente por dentro.

Nesse tratamento, o dente é limpo, radiografado, reaberto, selado e, por fim, é aplicado um gel de alta concentração de substância clareadora. Realizamos uma restauração provisória e o clareador permanece dentro do dente agindo por uma semana, quando o paciente deverá retornar para avaliação do resultado. Caso profissional e paciente estejam satisfeitos, o agente clareador é removido e é instalada outra restauração provisória. Após cerca de três semanas, o paciente retorna para a realização da restauração definitiva.

Esse tratamento possui efeitos colaterais?

O clareamento interno pode induzir a mudanças estruturais no esmalte e na dentina, tornando o dente mais suscetível à fratura. Além disso, há relatos na literatura de casos de reabsorção cervical e radicular, embora o selamento realizado previamente ao clareamento visa a evitar esse incidente.

ABO

ABO – Associação Brasileira de Odontologia de Campinas - CROSP 15927.
RT. Marcelo de Sá Zamperlini – cirurgião-dentista - CROSP 71982.

2018 - 2023 - Todos os direitos reservados.

DOA COMM